"A arte só deixará de ser nacional no dia em que o universo inteiro viver no mesmo clima, em casas construídas com o mesmo estilo, falar o mesmo idioma com a mesma acentuação, quer dizer, nunca. Das diferentes etnias e nacionalidades nasce a variedade de expressões literárias, e é essa mesma variedade que deve ser preservada".
Apollinaire em "L'Esprit Nouveau et les Poetès", 1917

PRODUTORES Tradução de Alexandre Venera





Arteonline.arq.br (Rio, Brazil)

Paris Connection é o primeiro projeto de co-produção do qual participa o "Museu do Essencial e do Além Disso" (http://www.arteonline.arq.br). Com esse projeto inaugura-se uma nova forma de crítica de arte. Cinco produtores de diferentes partes do globo conectam-se através dos mais diferentes meios com um grupo de artistas franceses de alta voltagem criativa para conhecê-los melhor e apresentar as suas admiráveis formas de arte construídas com algoritmos.

Tomando parte nesta co-produção, o "Museu do Essencial e do Além Disso" reafirma o seu objetivo principal: divulgar este que parece ser o destino da arte atual, aquele de encarnar, em suas obras, certas novas formas de beleza, que só poderão surgir da convergência de arte e da ciência. Paris Connection parece ter sido criado sob medida para "arteonline.arq.br", que vem se transformando cada vez mais num centro cultural, que oferece simultaneamente um museu e um lugar de criação e comunicação, no qual as artes visuais integram também a música, o cinema (a animação), a poesia, os livros e a pesquisa audiovisual.

Regina Célia Pinto
Arteonline.arq.br


Turbulence.org (New York, USA)

A co-publicação de Paris Connection é uma adição empolgante à seção de Curadores Convidados do "Turbulence", na qual artistas independentes e curadores contribuem com perspectivas novas em "net.art" e cultura, ambas pela escolha de seus trabalhos e pelos seus comentários críticos. Paris Connection apresenta uma livre rede de uma comunidade de artistas que se conhecem e que às vezes colaboram entre si. A singularidade de cada artista e as conexões entre eles é que fazem a sua apresentação em "Turbulence" particularmente notável. Esse comentário crítico em Paris Connection, que vem de curadores no Brasil, Canadá, Alemanha e EUA, e aparece nos idiomas dessas nações, como também em francês e espanhol, também é uma novidade emocionante. Junto com as seções de "chat" e da lista de "emails", está a nossa esperança que Paris Connection promoverá uma larga discussão em "net.art" entre a comunidade internacional e conduzirá a muitas colaborações semelhantes no futuro.

A "New Radio and Performing Arts, Inc." (NRPA) — é uma afiliada da organização "Turbulence", fundada em 1981 para fomentar o desenvolvimento de trabalhos novos e experimentais por rádio e artes sonoras, e, em 1996, estendeu seu mandato para a "net.art". Desde então, "Turbulence" patrocinou, exibiu, distribuiu e arquivou mais de 60 trabalhos de "net. art" e 20 eventos de performances em múltiplos locais.

Helen Thorington
turbulence.org


dichtung-digital.org (Berlin, Germany)

O dichtung-digital.org proporciona entrevistas, debates e bolsas de estudos em estéticas digitais. O jornal foi fundado em 1999 e se caracteriza por colaborações tanto em alemão como em inglês. O "dichtung-digital.org" propõe-se não só a preencher o espaço entre o jornalismo e a academia, como também o espaço entre a literatura digital e a arte digital. Compartilhando os mesmos interesses e entusiasmo rumo a conceitos e metas em comum, não seria inesperado que o "dichtung-digital.org" se entusiasmasse com o projeto "Paris Connection" e se oferecesse para contribuir.

"Paris Connection" considera o trabalho de seis fascinantes franceses que combinam uma fria programação com reflexão filosófica, representando uma versão de software-arte diferente daquela que Lev Manovich descreve em seu ensaio "Geração Flash". De acordo com Manovich " ... essa geração não se preocupa se o trabalho deles é chamado arte ou design. Ela não está mais interessada na 'crítica da mídia' que preocupava os artistas de mídia nas últimas duas décadas ". "Paris Connection" explora até que ponto essa geração ainda se preocupa e ainda está interessada. As questões importantes para um jornal de estéticas digitais como "dichtung-digital.org> são: Que mensagem se esconde atrás de um design frio? Qual tradição se mostra antes disso?

Roberto Simanowski
dichtung-digital.org


Coriolisweb.org (Toronto, Canada)

A co-publicação de um projeto como Paris Connection é um modo colaborativo para ampliar o processo crítico e também a sua difusão. Os escritores/produtores conversam entre si sobre o trabalho por e-mail, telefone, e pessoalmente quando a oportunidade surgir, a correspondência entre os artistas, e as maneiras que as pessoas acham para colaborar é a melhor contribuição dessa idéia.


Paris Connection é o primeiro projeto da "coriolisweb.org", que é um projeto hospedado pelo "The Centre for Creative Communications. A idéia da "Coriolisweb" é criar um local onde possam ser coordenados, em cooperação, projetos críticos e projetos de arte, que às vezes podem ser comissionados por grandes comunicações internacionais. O projeto também envolve planos para montar dois servidores anfitriões de tecnologias interessantes para os artistas explorarem e usarem. O servidor seria para os artistas da "web" e para muitos outros tipos de artistas digitais, como uma galeria é para os artistas visuais.

Jim Andrews
vispo.com
webartery.com

Nancy Paterson
vacuumwoman.com

 

 

PRODUTORES Tradução de Alexandre Venera
 
Voltar ao topo da pag.
Co-publicado em fevereiro de 2003, Nova Iorque, Rio, Berlim, Toronto