Nvl

País novo, monopólio cruzado, e neo-escravidão

Surgindo ao mesmo que o golpe militar (ditadura em 64 e canal de Tv em 65), a Rede Globo tem sido fiel aos projetos da elite, substituindo o autoritarismo por uma democracia controlada e uma cidadania regulada: formando uma massa de espectadores, não protagonistas. Mas foi na eleição de 1989, quando o primeiro presidente pós-ditadura foi eleito, que todos puderam ver com seus próprios olhos, que o mesmo Brasil mantido por escravocratas, transmutado em uniformes e censuras, era então neo-escravizado pelas imagens  suntuosas da vida citadina.

O sistema Globo é um dos maiores conglomerados de mídia do mundo, a única rede com um controle hegemômino de grande parte da sociedade, formalmente democrática. A legislação brasileira  e as concessões públicas ainda são feitos por "critérios obcuros e duvidáveis, que atendem aos interesses de indivíduos e grupos de poder, antes dos interesses coletivos"(Teixeira Coelho, Indústria Cultural no Brasil). A TV Globo também é o maior produtor privado de programas do mundo, formando o que é chamado de "monopólio cruzado" (jornais, radio, serviços online, tv,tv a cabo,etc). (4)



Concedida por concessões de estado, os conglomerados de mídia comerciais operam  uma construção e desconstrução do espaço público, alimentando uma política pública repressiva com conteúdo racista, especialmente contra crianças (consumismo) e mulheres (sexista). Subistituindo as múltiplas identidades brsileiras e possíveis ideologias em formação por esteriótipos e padrões de consumo e entretenimento específicos, seguindo a lógica do mercado, seus patrocinadores.

Essa lógica econômica foi desde o começo da história brasileira naturalizada como externa e reinforçada nacionalmente por manipulações políticas que vinham para proteger os valores familiares (nepotistas?).

É estimado que aproximadamente 30% dos nossos senadores atuais, descendentes de nosso modus politicus, são donos ou de uma família-que-é-dona de um meio de comunicação.


mimoSa:

::::::::: máquina de intervenção urbana e correção informacional

parte I


 

Uma colonização perfeita e um canal de TV

background brasileiro

a republica da novela

parte II


 


As alternativas para mudar realidades


o que é mimoSa

parte III


 


Pessoas, tecnologia e maquinário

pessoas

tecnologia

$$

trabalhos desenvolvidos

contato


“mimoSa: Máquina de Intervenção Urbana e Correção Informacional” é uma comissão de 2005 da New Radio and Performing Arts, Inc., (aka Ether-Ore) por seu site Turbulence . Foi realizado com apoio da Andy Warhol Foundation for the Visual Arts.”